Ciro Mei Neto, fundador da SOS Máquinas, iniciou trabalhando com sua mãe em uma pequena loja de artesanato de barbantes em Embu das Artes-SP, onde viu oportunidades no artesanato e começou a fazer bonecos de argila e os vendendo na porta da lojinha de sua mãe aos finais de semana. Posteriormente, trabalhou como office-boy de um advogado em Itapecerica da Serra – SP.
Sempre teve paixão por desmontar e montar, eletrodomésticos, máquinas de escrever, brinquedos e chuveiros, assim como também aprendeu rapidamente a consertar máquinas de escrever de sua mãe que por sua vez lecionava, em dias de semana, aulas de datilografia particulares em sua casa.
Um comerciante próximo, que tinha uma oficina com nome de NUSA COMERCIAL ETÉCNICA soube que Ciro gostava de desmontar e montar objetos e o contratou para trabalho em uma oficinade motores elétricos, bombas e ferramentas elétricas aos 14 anos deidade como jovem aprendiz. Em 1993 foi efetivado como ajudante de serviços gerais, pois na época a idade lhe permitia trabalhar registrado e assim foi doutrinado por um português e um chileno as boas práticas de manutenção e mmotores, bombas e ferramentas elétricas, apaixonando-se pela eletromecânica.