balanciamento-de-rotores

Através da necessidade de balanceamentos específicos para motores elétricos e geradores, e na indisponibilidade no mercado brasileiro de equipamentos com refino específico para estas aplicações, a SOS Máquinas em parceria com especialistas da área, desenvolveu o seu próprio sistema de balanceamento e disparo devidamente dedicado e seguro.

Sendo assim, criamos o BALANCEADOR E TÚNEL DE DISPARO SC40, que conta com a seguinte capacidade:

– Balanceamento e disparo: 40TON

– Dimensional de balanceamento e disparo: 12 metros de comprimento x 4 metros de diâmetro.

– Norma: ISO 1940-1

– Correção de desbalanceamento em rotação nominal: identificar e corrigir desbalanceamentos em S ou U (efeito banana)

– Plano de simetria: 1 a 5 planos.

– Rotações: de 20RPM até 4.000RPM

– Aplicação: Balanceamento de rotores de turbo geradores, rotores de motores elétricos e rotores de maquinas assíncronas e síncronas e componentes rotativos mecânicos em geral.

Segurança de operação:

seguranca-de-opracao

Projetada com proteção através involucro em concreto armado com grandes dimensões, vidros á prova de impactos, e operada de forma remota, deixa a operação totalmente segura para o operador e outros colaboradores que trabalham no entorno da máquina.

Software balanceador:

balanceamento2

Com software de fácil operação, a máquina demarca e aponta os pontos a serem balanceados devido a um encooder montado na parte do acionamento da carga, tal hardware, filtra a frequência de desbalanceamento chegando a indicar pontos de correção até 0,5gramas em peças de 40 toneladas, ou seja, com precisão de 0,00008%.

Software disparo:

Software disparo

Efetua correção de balanceamentos em rotações nominais, identificando o deslocamento ao longo do eixo e os corrigindo pontualmente sanando assim as vibrações causadas pelo efeito S e U (EFEITO BANANA), quem em motores elétricos ou geradores causam anomalias em 120HZ.

Balanceamento:

balanceamento3

Os balanceamentos são efetuados sobre roletes, mancais de escorregamento ou mancais rolamentados, onde são analisados e preparados para efetuar os balanceamentos, no caso de roletes, a máquina possui auto compensação do ângulo mecânico da peça, evitando assim marcas no eixo.

Disparo e balanceamento em rotações nominais:

Disparo e balanceamento

Já no caso de disparo e balanceamentos em rotações nominais, são preparados mancais rolamentados ou mancais de deslizamento conforme projeto da máquina rotativa a ser balanceada, isto se dá devido a segurança operacional. Inicialmente é efetuado balanceamento em baixas rotações e posteriormente em altas rotações em pontos indicados através do proxímetro, que em caso de peças longas os balanceamentos são efetuados junto aos pontos de maior flexão em rotação nominal, retirando assim o conhecido EFEITO BANANA, que gera perturbações a 120HZ devido a deslocamento do GAP entre rotor e estator com a máquina em funcionamento em rotações nominais, o que era impossível detectar em balanceadoras e tuneis de disparo existentes no mercado brasileiro.

Movimentação de carga:

movimentacao

A peça a ser balanceada é movimentada por uma ponte rolante munck de capacidade de 40 TON, onde a peça é colocada por cima do involucro de concreto, dando total segurança a peça e a operação.

Transporte:

transporte

Possuímos carretas prancha para transporte das peças de forma a atender a legislação de transito no que tange a cargas pontuais acima de 15 TON, ou seja, podemos efetuar a operação desde a remoção da peça do cliente, efetuar balanceamentos, disparo e transportar de volta ao cliente em total segurança.

Conferência de balanceamento:

medidor

Após o término do balanceamento, é conectado outro instrumento analisador de vibrações, na qual por sua vez, filtra as vibrações na frequência de desbalanceamento e efetua a conferência do resultado do balanceamento, certificando assim que o rotor está balanceado.